Currently reading: Ferrari P80/C é o projeto único mais extremo da marca italiana
Modelo homenageia modelos históricos da marca, como o 330 P3/P4 e o Dino 206 S de 1966, e usa a base de um 488 GTB

Quem tem muito dinheiro não precisa ficar esperando a Ferrari lançar seu modelo mais novo e exclusivo.

Basta encomendar à marca italiana um projeto especial, feito sob medida, para ter nas mãos algo realmente único. O mais novo projeto especial da Ferrari, chamado de P80/C, é prova disso, mas não um testemunho qualquer. Segundo a empresa, trata-se de seu projeto mais extremo até hoje. Só leva tempo: o P80/C começou a ser concebido em 2015.

190070 Car ferrari p80 cSegundo a marca, isso se deve a pesquisas escrupulosas das melhores prestações, aerodinâmica e, principalmente, de estilo. O P80/C, também chamado pela marca de Prototipo, tem o objetivo único e exclusivo de correr. Foi feito para as pistas de competição e só será visto, por uns poucos felizardos, nesse tipo de asfalto.

190078 Car ferrari p80 cA preocupação com a estética se deve ao fato de os carros de corrida da marca servirem de inspiração aos de rua. A Ferrari dá o exemplo do Dino 206 S, que guarda estreita relação com o 206/246 GT, de produção em série.

190073 Car ferrari p80 cÉ uma pena a marca ter gasto mais tempo detalhando o estilo do modelo do que suas capacidades. Não sabemos, por exemplo, que motor ele usa, ainda que a suspeita seja que ele use o mesmo V8 3.9 turbinado presente no 488 GTB. A base para a criação do P80/C foi um 488 GT3. De corrida, como o Prototipo será, ainda que ele tenha dois tipos de apresentação: um com seus apêndices aerodinâmicos, para a pista, com rodas de aro 18, e um com painéis de carroceria limpos, com rodas de aro 21, para que ele seja exibido em exposições. Ou fique na sala do felizardo, que poderá admirar suas belas formas sem a interferência de nenhum apetrecho para ter mais sustentação negativa.

Advertisement

Read our review

Car review

Can the turbocharged successor to the 458 raise the bar again, or have upstarts like the McLaren 650S and Honda NSX beaten it to the punch?

Back to top
Add a comment…